sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Em Basauri reclamam a libertação «imediata e incondicional» de Txus Martin

Numa conferência de imprensa que decorreu na Praça de San Fausto, em Basauri, habitantes da localidade biscainha reunidos em torno da iniciativa popular Egin Dezagun Bidea exigiram a libertação «imediata e incondicional» do preso político Txus Martin, que tem uma doença grave e incurável, e denunciaram a situação em que se encontra na prisão.
Para além disso, anunciaram várias mobilizações para exigir a libertação do basauritarra.
A primeira delas foi convocada para ontem às 19h30, em Galdakao. No dia 19, às 12h30, terá lugar um outro protesto em frente à prisão de Basauri, local onde se realizará uma outra concentração no dia 25 às 20h00.
Fizeram ainda um apelo especial à participação no acto político que irá decorrer em Basauri no próximo dia 26, às 17h30, na Praça Arizgoiti. / Notícia completa: Gara

Marlaska recusa a liberdade preventiva a seis presos políticos
O juiz Grande Marlaska recusou a liberdade preventiva a Gorka Mayo, Patxi Arratibel «Xafan», Iñigo Gonzalez, Rosa Iriarte, Eneko Compains e Joxe Aldasoro, que foram detidos e encarcerados entre Setembro de 2010 e Janeiro de 2011, acusados de ser membros do Ekin.
Os seus advogados tinham solicitado recentemente a liberdade preventiva dos seis, por considerarem que não há razões para manter a sua situação de prisão preventiva. No entanto, o juiz recusou-a e manteve os argumentos do auto em que decretou a prisão: o perigo que pessoas representam pela sua alegada militância no Ekin (uma organização que já não existe) e a gravidade do crime de integração em grupo armado, obviando, assim, o cenário político criado após a declaração do fim definitivo da actividade armada por parte da ETA. / Fonte: ateakireki.com