terça-feira, 22 de novembro de 2011

Um homem foi multado em 505 euros por gritar «Gora Euskal Herria askatuta!» no Gorbeia

Uma excursão à emblemática cruz do Gorbeia em pleno mês de Agosto pode acabar com alguma coisa mais do que dores musculares, sobretduo se o montanhista se cruzar com dois jipes da Guarda Civil. Foi o que aconteceu a um bilbaíno, que, por gritar «Gora Euskal Herria askatuta!», foi multado em 505 euros.

No dia 6 de Agosto, o advogado Borja Irizar, acompanhado por alguns amigos, subiu até ao cume do Gorbeia. Ao aproximar-se da cruz que coroa este emblemático cume para biscainhos e alaveses, o grupo deparou com dois veículos da Guarda Civil. Ficaram surpreendidos com a sua presença naquele lugar, mas não pensaram mais no assunto.

Exultante por alcançar o seu objectivo, Irizar gritou «Gora Euskal Herria askatuta!». Os grupos que circundavam a cruz não lhe ligaram, pois o mais natural era que se tratasse de uma expressão de alegria depois do esforço efectuado. Não foi esse o entendimento dos guardas civis, que, para surpresa dos excursionistas, se aproximaram do advogado para o identificar.

Irizar, atónito, perguntou aos agentes a razão para tal procedimento. Responderam-lhe que eram membros da Guarda Civil e que devia entregar-lhes o Bilhete de Identidade. O interpelado, perante a insistência dos agentes do Grupo de Acción Rápida (GAR) e sem que houvesse qualquer discussão, entregou-lhes a identificação, perante a surpresa dos montanhistas presentes.

Algumas semanas depois, Borja Irizar recebeu em casa notificações da Subdelegação do Governo espanhol em Araba nas quais era informado da instauração de dois processos, com sanções no valor de 200 e 305 euros, por infracção ligeira e grave, respectivamente. A primeira por «desobedecer às ordens da autoridade» e a outra por «provocação de reacções no público que alterem ou possam alterar a segurança dos cidadãos».

No primeiro caso, o afectado apresentou alegações na Subdelegação do Governo espanhol em Araba. Primeiro não lhe reconhecendo competência, posto que os factos se deram na vertente biscainha do Gorbeia, e depois desmentindo a versão dos guardas civis.

Para além disso, diz desconhecer a motivo da reacção dos militares espanhóis quando ouviram o sucinto «Gora Euskal Herria askatuta!», que acha que «não deve ter caído bem ao agente», da mesma forma que os montanhistas se expressassem em euskara.

A resposta às alegações não foi favorável a Irizar, já que a Subdelegação toma como seguras as acusações dos guardas civis e justifica a sua forma de agir, ao mesmo tempo que retira credibilidade ao afectado. Para além disso, informa que os agentes «estavam a efectuar tarefas de prevenção de movimentos e actividades de elementos terroristas». / Agustín GOIKOETXEA / Notícia completa: Gara

Gora Euskal Herria askatuta!