domingo, 20 de novembro de 2011

Manifestação de protesto contra a absolvição dos guardas civis, dia 26, em Iruñea

Representantes sociais e políticos convocaram ontem uma manifestação para o próximo sábado em Iruñea contra a absolvição dos quatro guardas civis que foram condenados por torturas a Igor Portu e Mattin Sarasola.

As representantes do Torturaren Aurkako Taldea (TAT) Ane Ituiño e Lorea Bilbao anunciaram em conferência de imprensa a manifestação que convocaram para o próximo sábado em Iruñea. A mobilização partirá às 17h30 dos cinemas Golem na capital navarra.

Participaram também na conferência de imprensa representantes dos diversos colectivos que apoiam a convocatória, como a esquerda abertzale, Aralar, EA e Alternatiba.

Os pais de Igor Portu e Beatriz Etxebarria, que afirmou ter sido violada quando foi detida, em Março deste ano, também estiveram presentes.

Ituiño e Bilbao leram um comunicado, em euskara e castelhano, no qual se considera que a sentença em que o Supremo Tribunal absolve os guardas civis condenados pela Audiência de Gipuzkoa se situa na «direcção contrária ao processo de resolução do conflito que neste momento se verifica em Euskal Herria».

Em seu entender, esta decisão judicial «atribui uma impunidade total à utilização de uma violência tão cruel como é a tortura», quando o «processo de resolução exige o reconhecimento de todas as violações dos direitos humanos que se deram nestes últimos anos».

O texto refere ainda que a sentença do ST responde a uma «decisão política» e «confere total impunidade ao recurso à tortura». / Fonte: Gara

Ver também: «Erradicar a tortura é uma decisão política» (boltxe.info)

«Hainbat eragilek torturaren aurkako manifestaziora deitu dute gaur zortzirako Iruñean» (Berria)
[Diversos agentes convocaram uma manifestação contra a tortura em Iruñea para de hoje a uma semana]

«A história repete-se» (ateakireki.com)
Dia 26 de Novembro, o mesmo dia em que desapareceu Mikel Zabalza, 26 anos depois, manifestação contra a tortura e a impunidade em Iruñea.