domingo, 28 de abril de 2013

«11koloreFest»: uma festa da percussão em defesa da diversidade, dia 1 de Junho, em Donostia

«É hora de afirmar que Euskal Herria é um país diverso e que, independentemente do nosso local de origem, somos todos bascos e senhores dos mesmos direitos, deveres e oportunidades». É esta a mensagem que a plataforma Euskal Herria 11 Kolore quer divulgar no próximo dia 1 de Junho em Donostia numa grande mobilização popular. Com a percussão a marcar o ritmo, proclamar-se-á o «apoio à diversidade cultural e de origens de Euskal Herria».

A iniciativa - Aniztasun Eguna-11koloreFest - foi ontem apresentada no Museu San Telmo. Os porta-vozes da EH 11 Kolore Samira Goddi e Xabier Mendiguren anunciaram que a mobilização será um «desfile ou Marcha de Todos os Tambores», que virá para as ruas proclamar e celebrar o facto de que «somos um povo com mil origens e com um futuro comum». O acto festivo será também uma forma de tornar público «o repúdio por qualquer assimilação ou segregação cultural, jurídica, económica ou de qualquer outra índole».

«Queremos dizer bem alto Bai Aniztasunari [sim à diversidade] na linguagem universal da percussão, porque não há povo sem tambor e porque este é um instrumento unido à raízes culturais como nenhum outro», referiram os organizadores.

O manifesto da EH 11 Kolore e esta colorida reivindicação do respeito pela diversidade já recebeu quase 600 adesões - de instituições ligadas ao euskara, sindicatos, diversas associações, colectivos do povo cigano, comunidades religiosas e nomes conhecidos do mundo da cultura e do desporto, entre outros. / Ver: Gara / Ver também: Berria

Oreka Tx - «Atanbora»
«Atanbora» é uma peça musical expressamente criada pelo grupo Oreka Tx para o Dia da Diversidade, que se irá celebrar no dia 1 de Junho nas ruas de Donostia com a «11 Danbor Martxa / Marcha de Todos los Tambores».