quinta-feira, 18 de abril de 2013

A abstenção do PSN salva Barcina na moção de censura

Não houve surpresas no Parlamento de Nafarroa, e a abstenção do PSN fez com que a moção de censura contra o Governo de Yolanda Barcina fosse chumbada. A moção de censura contra Yolanda Barcina contou com 18 votos a favor: Bildu (7) e Aralar-NaBai (6), I-E (3) e Geroa Bai (2). Houve 23 votos contra – UPN (19) e PP (4) – e 9 abstenções, as dos deputados do PSN.

Os porta-vozes do Bildu e do Aralar-NaBai tentaram, até à última hora, alterar o posicionamento do PSN, por forma a apoiar a iniciativa. Contudo e tal como tinha anunciado, o PSN absteve-se, impossibilitando assim a aprovação da moção de censura, a primeira com estas características apresentada contra um presidente de um Governo de Nafarroa. (naiz.info)

Intervenção de Juan Carlos Longás
Durante uma hora, o candidato que o Bildu e o Aralar-NaBai apresentaram como alternativa a Yolanda Barcina na moção de censura, Juan Carlos Longás, fez uma crítica demolidora da governação da UPN e terminou a sua intervenção evocando os famosos versos de Gabriel Aresti – «Nere aitaren etxea defendatuko dut» [Defenderei a casa de meu pai] – e referindo que «chegou a hora de defender Nafarroa». Para isso, reivindicou a necessidade de desalojar a actual presidente e convocar umas eleições que restituam a situação e que procedam a «um saneamento profundo e uma regeneração da política navarra». (naiz.info)

Protesto social para exigir o apoio do PSN à moção de censura contra a UPN
Dezenas de pessoas juntaram-se frente ao Parlamento de Nafarroa para exigir o apoio do PSN à moção de censura do EH Bildu contra a UPN. Os manifestantes criticaram a atitude dos socialistas navarros, que anunciaram que se iriam abster na votação da moção de censura, o que, a confirmar-se, permitirá que a UPN continue à frente do governo foral. (ateakireki.com) / Fotos: moção de censura a Yolanda Barcina (ekinklik.org)

Ver: «PSNren abstentzioari esker jarraituko du Yolanda Barcinak Nafarroako presidente karguan» (Berria)