segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Guarda Civil prendeu Iker Rodrigo, acusando-o de ter organizado a recepção a Xabier López Peña

A Guarda Civil prendeu hoje de manhã, pelas 9h00, em Lamiako (Leioa, Bizkaia), o membro do Sortu Iker Rodrigo Basterretxea, acusando-o de enaltecimento do terrorismo e de ter organizado a recepção ao corpo de Xabier López Peña na sexta-feira passada.

De acordo com a informação veiculada por diversos meios de comunicação, Iker foi levado para La Salve, um quartel que as forças de ocupação têm em Bilbo, e dali será conduzido ao tribunal de excepção espanhol, em Madrid.

Para protestar contra a detenção, foi convocada uma concentração para hoje às 20h00, frente à estação de metro de Erandio (Bizkaia).

López Peña morreu a 30 de Março num hospital de Paris e o seu corpo foi repatriado na sexta-feira passada. À chegada ao terminal de carga do aeroporto de Sondika, foi recebido por cerca de 200 pessoas. Os familiares depositaram flores sobre o caixão e dois dantzaris dançaram um aukerresku de honra e um Agurra. Em seguida, López Peña foi sepultado no cemitério de Galdakao (Bizkaia); ao fim da tarde, os familiares organizaram uma «cerimónia privada». / Fonte: BilboBranka

«A família esclarece que "nem o Sortu nem nenhuma outra entidade" organizaram a recepção a López Peña» (naiz.info)
A família do preso Xabier López Peña esclareceu num comunicado que «nem o Sortu nem nenhuma outra entidade tiveram nada a ver ou participaram na organização da recepção ou do funeral civil de Xabier, convocados por nós, familiares e amigos».

SORTU: «Exigimos la inmediata e incondicional puesta en libertad de Iker Rodrigo» (sortu.net)
El Partido Popular, en su rol de enemigo de la paz, pretende mediante la represión policial y judicial condicionar el proceso de soluciones

Ver também: «Exigem em Paris que se saiba a verdade sobre a morte de Xabier López Peña» (askapena.org)
Foram afixados cartazes em que se exige o apuramento da verdade sobre a morte de Xabier López Peña nas vedações do Hospital de la Pitié-Salpêtrière e frente ao Instituto de Medicina Legal de Paris, onde estava o seu corpo.
Ler comunicado: «Nous exigeons la vérité sur la mort du militant basque Xabier Lopez Peña !», dos Euskal Herriaren Lagunak Paris - Comité de Solidariedade com o Povo Basco de Paris (cas / fra).