quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Embaixada espanhola no Brasil está dificultar o repatriamento dos restos mortais do sogro do refugiado Joseba Vizan

Em comunicado, a associação Etxerat fez saber que a Embaixada espanhola no Brasil está a dificultar o repatriamento do corpo de José Marco, sogro do refugiado político basco Joseba Vizán, que faleceu no passado dia 1 de Abril no Rio de Janeiro, na sequência de uma paragem cardíaca.

Marco viajou para o Brasil depois da detenção do genro, o refugiado basauritarra Joseba Vizán - que foi recentemente libertado -, para «ajudar a família naqueles difíceis momentos».

No comunicado, a Etxerat diz que, perante esta situação, «o Consulado espanhol no Rio de Janeiro e a Embaixada espanhola no Brasil recusaram qualquer tipo de ajuda ou assistência aos familiares de José Marco, o que trouxe graves complicações à família no momento de lidar com o processo necessário ao repatriamento do corpo».

A associação acrescenta que o consulado «se recusou a carimbar o documento necessário para que a família pudesse ir buscar o corpo»; assim, a família «teve de esperar 72 horas para recolher o corpo como "não identificado" ou "indigente"». Num momento de sofrimento, a família qualificou esta atitude de «desumana e cobarde».

A Etxerat criticou fortemente o Governo espanhol, acusando-o de «prosseguir de forma cruel com a perseguição e a repressão aos refugiados políticos bascos, o que constitui um castigo extra não só para eles, mas também para aqueles que lhes são próximos». / Fonte: naiz.info / Ver: Etxerat (eus / cas)

Ver também: «Estado Espanhol tortura até os mortos... no Brasil!» (tsavkko.com.br)

Aprovada em Baztan moção contra o julgamento de Ernesto Prat
A Câmara Municipal de Baztan (Nafarroa) aprovou uma moção contra o julgamento do militante abertzale Ernesto Prat, com os votos favoráveis de Bildu, Baztango Ezkerra e NaBai. A UPN votou contra.

Na moção pede-se que se acabe de uma vez com os julgamentos políticos, «porque os estados têm de desactivar de imediato a estratégia repressiva nesta nova fase que se vive em Euskal Herria, porque lhes compete assumir estratégias e atitudes que contribuam para a normalização política».
Para além disso, o Município de Baztan aderiu à concentração de protesto contra o julgamento que se realizará no dia 7 de Abril.

Em Iruñea, como é habitual, houve concentração frente à sede do PP para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viverem livres em Euskal Herria. Estiveram presentes 57 pessoas. / Fonte: Gara e ateakireki.com

Em Algorta, Xabier Galdeano será homenageado na sexta-feira
No dia 30 de Março fez 28 anos que mercenários dos GAL mataram Xabier Galdeano Arana, em Donibane Lohizune (Lapurdi). O habitante de Algorta (Getxo, Bizkaia) foi um dos fundadores do diário Egin, membro do seu conselho de administração, jornalista e era seu correspondente em Ipar Euskal Herria quando os GAL o mataram a tiro, perto de sua casa, no bairro Urdazuri.

Na sexta-feira, dia 5 de Abril, ser-lhe-á tributada uma homenagem em Algorta (Telletxe Plaza, 20h30). / Ver: algortaHerrira