sábado, 13 de abril de 2013

Um ano depois da morte de Iñigo Cabacas, centenas de pessoas exigiram em Bilbo um novo modelo policial

Cerca de mil pessoas participaram numa manifestação, em Bilbo, para recordar Iñigo Cabacas, reclamar o esclarecimento do caso e um novo modelo policial, um ano depois de uma bala de borracha disparada pela Ertzaintza ter acabado com a sua vida.

A mobilização, acompanhada pela Policia Municipal mas não pela Ertzaintza, partiu pelas 18h25 do Sagrado Coração, junto à representação do Governo de Lakua, e terminou junto ao Palácio da Justiça.

Ao longo do percurso ouviram-se palavras de ordem como "herriak ez du barkatuko" (o povo não perdoará), "ez zen istripua izan" (não foi um acidente), "justizia Iñigorentzat" (justiça para Iñigo) ou "zipaioak hiltzaileak" (cipaios assassinos).

Os pais de Iñigo mostraram-se decepcionados com as últimas declarações do director da Ertzaintza e da conselheira da Segurança, Estefanía Beltrán de Heredia, de acordo com as quais a morte de Cabacas foi um acidente, tendo poucas esperanças sobre aquilo que Lakua irá fazer para esclarecer o caso. / Ver: naiz.info e Berria / Vídeo: Justiça para Iñigo Cabacas

Justizia Iñigorentzat
Hoje, em Bilbo, pediu-se justiça para Iñigo Cabacas. / Fonte: BilboBranka e boltxe.info