sexta-feira, 12 de abril de 2013

Chegaram a Euskal Herria os restos mortais de Xabier López Peña

O corpo de Xabier López Peña chegou hoje, pelas 9h00 da manhã, ao terminal de carga do aeroporto de Sondika, onde era esperado por mais de uma centena de pessoas. Os familiares do falecido não conseguiram conter a emoção.

O féretro foi coberto com uma ikurriña e dançou-se um aurresku de honra; depois, os seus familiares depositaram um ramo de flores sobre o caixão e o carro fúnebre partiu com destino ao cemitério de Galdakao (Bizkaia), sendo seguido por uma caravana de automóveis. No aeroporto estiveram presentes a secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, e o militante abertzale Tasio Erkizia, entre outros.
À chegada ao cemitério de Galdakao, o carro fúnebre passou por um corredor de ikurriñas. Ali, estiveram presentes o presidente do Sortu, Hasier Arraiz, bem como Maribi Ugarteburu e Rufi Etxeberria, da mesma formação partidária. O bertsolari Arkaitz Estiballes, campeão da Bizkaia, dirigiu bertsos a López Peña e aos seus familiares. As centenas de pessoas que ali se juntaram gritaram expressões como "Herriak ez du barkatuko" ou "agur eta ohore, eusko gudaria". Quando o corpo deu entrada no túmulo, cantaram o "Eusko gudariak".

Agur eta ohore, eusko gudaria! [Ateak Ireki via lahaine.org]

López Peña faleceu no passado dia 30 de Março num hospital de Paris. Os seus familiares e advogada  denunciaram as circunstâncias que rodearam a sua morte, bem como toda a desinformação e o "tratamento de cães" que receberam da parte de várias entidades francesas.

Xabier López Peña participou nas negociações entre o Governo espanhol e a ETA no período de 2006-2007 e foi detido em Maio de 2008, depois da rotura do processo de negociação.
Para hoje à tarde (19h30) estava agendada uma cerimónia evocativa no frontão Aperribai, em Galdakao. O delegado do Governo espanhol na CAB solicitou à Procuradoria que a proibisse e fez saber, numa nota, que tinha dado ordens à Polícia para enviar à Procuradoria a informação sobre a recepção ao corpo do falecido em Sondika, hoje de manhã.

Na sequência disso, a família respondeu que a cerimónia seria "estritamente privada" e que não queria que a questão se tornasse uma "fonte de conflicto". / Ver: Berria / Fotos: Chegada do corpo de López Peña a EH (naiz.infoBerria) / Vídeo: Chegada do corpo de López Peña a EH (naiz.info)
Centenas de pessoas receberam o corpo de Xabier López Peña
Fonte: BilboBranka

"O EH Bildu considera que não faz qualquer sentido investigar a recepção ao corpo de Xabier López Peña" (naiz.info)

Desconhecidos incendiaram vários contentores em Basauri e Getxo
Várias pessoas, algumas das quais encapuzadas, incendiaram contentores nas ruas de Basauri (Bizkaia; mesmo ao lado de Galdakao) e apedrejaram duas sucursais bancárias - Santander e Bankinter - no centro da localidade. Os factos ocorreram por volta das 20h40. Em Getxo (também na Bizkaia), desconhecidos queimaram um contentor na praia de Arrigunaga por volta da meia-noite, de acordo com a informação divulgada pela Ertzaintza. / Ver: naiz.info e SareAntifaxista