quarta-feira, 17 de abril de 2013

No Dia Internacional dos Presos Políticos, acção frente ao Consulado de Marrocos em Bilbo

Dezenas de pessoas concentraram-se na Praça Moyúa, em Bilbo, para exigir a liberdade dos presos políticos e para recordar as companheiras e os companheiros de diversos povos do mundo que se encontram encarcerados (Palestina, Saara, Walmapu, Colômbia, Córsega, Galiza, Curdistão). [Vídeo: Askapena]

O protesto e a reivindicação solidários com os presos políticos fez-se ouvir no centro de Bilbo, com uma importante presença da comunidade saaraui e atrás de duas grandes faixas em que se reclamava «Liberdade para os presos políticos dos povos do mundo» («Munduko preso politikoak kalera!» em euskara) e «Sahara libre».

Quando a concentração estava quase a terminar, alguns companheiros fizeram saber que estava a decorrer uma acção de protesto no Consulado de Marrocos (a 200 metros do local da concentração). De forma espontânea, a maior parte das pessoas que ali estavam dirigiu-se para o Consulado, um edifício de seis andares em cuja fachada estavam pendurados dois solidários internacionalistas.

Enquanto no passeio em frente se juntava cada vez mais gente, os solidários internacionalistas desenrolaram uma grande faixa em que se podia ler «Saharako presoak kalera!» («Presos saarauis para a rua» ou «Liberdade para os presos saarauis») e atiraram para o ar panfletos em euskara e em castelhano a explicar os motivos da acção.
O assombro e a emoção dominavam a rua, e eram cada vez mais os que davam incentivo aos solidários que seguravam a faixa no sexto andar do Consulado.

Viveram-se momentos de tensão quando, por uma janela do edifício, diversos indivíduos começaram a retirar a faixa, recorrendo à força para silenciar o protesto. Mas o efeito foi o oposto ao desejado, pois, na rua, cada vez mais gente protestava contra os funcionários do regime alauita, dava coragem aos solidários que continuavam pendurados na fachada do edifício e denunciava a atitude de cumplicidade do PP e do PSOE com o regime de Marrocos.

Depois de uma hora de tensa espera e com a chegada da Polícia autonómica basca, os solidários decidiram descer, por entre gritos de incentivo e aplausos. Depois de serem identificados pela Ertzaintza, os activistas internacionalistas continuaram a receber mostras de apoio e reconhecimento das quase cem pessoas que continuavam no passeio.
Foi um grande gesto de solidariedade internacionalista e de protesto directo, face à situação de dispersão, maus-tratos e violação dos direitos humanos que os presos saarauis enfrentam. / Fonte: askapena.org / Fotos: Dia Internacional dos Presos Políticos, em Bilbo