sexta-feira, 26 de abril de 2013

O PNV de Bilbo recusa-se a pedir a derrogação da «doutrina Parot»

Os jeltzales, que tinham aprovado no Parlamento de Gasteiz e em mais de 90 municípios uma moção em que se solicita um posicionamento contra o prolongamento das penas aos presos bascos - por via da aplicação da chamada «doutrina Parot» -, apresentaram e aprovaram ontem, em Bilbo, uma emenda à moção «que não faz referência à questão».

Na moção, apresentada pelo Bildu, exigia-se ainda a libertação dos presos que, tendo cumprido na íntegra as penas a que foram condenados, viram ser-lhes aplicada a referida doutrina.

Segundo denuncia a coligação abertzale, ao contrário do que se passou no Parlamento de Gasteiz ou nas Juntas Gerais de Araba, Bizkaia e Gipuzkoa, na Câmara Municipal de Bilbo o PNV opôs-se à moção, procurando evitar a discussão com a apresentação de «uma vaga emenda que não fazia qualquer referência à questão proposta». / Ver: BilboBranka via lahaine.org

Ataque fascista à Iñakienea, em Urbina
Mais uma vez, voltou a ocorrer um ataque fascista em Urbina (Legutio, Araba) - ao que parece na noite de sexta para sábado. A placa em homenagem a Iñaki Ormaetxea Antepara, morto a tiro pela Guarda Civil em 1991, em Morlans, foi pintada com tinta vermelha e na fachada da casa da família apareceu pintada uma bandeira espanhola. Para além disso, foi roubada do local uma bandeirola a favor da Amnistia. (gazteiraultza.info)

Iñaki Ormaetxea Antepara era filho de Blanca Antepara, uma figura muito conhecida em Euskal Herria - uma mãe para os presos -, que faleceu em Janeiro do ano passado.