quarta-feira, 3 de abril de 2013

O EH Bildu pede a demissão do autarca de Iruñea, Enrique Maya

Um dia depois de se ter ficado a saber que Sanz, Miranda e Maya vão ter de depor em tribunal como imputados no «caso CAN», o EH Bildu pediu a demissão do autarca de Iruñea.

Para a coligação soberanista, a Maya não lhe resta outra opção senão apresentar a demissão. O EH Bildu defende que Maya se deve demitir antes de depor e que deve comparecer perante a Justiça «apenas como cidadão». «Deve tomar essa decisão por uma questão de responsabilidade política e por respeito para com o povo», acrescentaram.

Recordaram ainda as afirmações proferidas por Yolanda Barcina na assembleia geral do seu partido, em 2010, sobre casos de corrupção. Então, a presidente do Governo de Nafarroa disse que todo aquele que fosse indiciado num caso de corrupção deveria abandonar o seu cargo [vídeo].
Para a coligação, Nafarroa «necessita de uma alternativa a este modelo cinzento e ultrapassado de fazer política». Assim, o EH Bildu reivindicou um novo modelo, que se baseie «na transparência e na honestidade». / Fonte: Berria

Hasier Arraiz, presidente do Sortu, entrevistado na Info7 Irratia (Info7 irratia)
O dirigente abertzale aborda fundamentalmente três ordens de questões: por um lado, a morte do preso político basco Xabier López Peña e as habituais ameaças espanholas (vamos ilegalizar o Sortu/Bildu/Amaiur de uma penada; não se pode dizer «preso político» e por aí fora); por outro, a situação que se vive em Nafarroa, com vários dirigentes da UPN acusados de corrupção; e ainda a situação económica.