sábado, 20 de abril de 2013

Na marcha à prisão de Martutene, pediu-se o reforço dos «muros populares» face aos julgamentos políticos

Hoje de manhã, cerca de mil pessoas participaram numa marcha entre o Boulevard e a prisão donostiarra de Martutene, em protesto contra as detenções de ontem. Antes do início da marcha, os manifestantes sentaram-se no chão e realizou-se uma conferência de imprensa. Ali, juntaram-se jovens que foram ou são arguidos noutros processos.

Disseram que Euskal Herria não pode aceitar que mais pessoas sejam encarceradas por motivos políticos, fizeram um apelo ao reforço do muro popular e à continuidade do «compromisso», e sublinharam que é «tempo de esvaziar as prisões».

Em nome da deputação de Gipuzkoa, o deputado Ander Rodríguez considerou inaceitável o facto de os jovens terem sido encarcerados. Também estiveram presentes no local as deputadas Helena Franco e Garbiñe Errekondo, bem como o representante do Sortu Joseba Álvarez.

Marcha até à prisão de Martutene (BerriaTB)

Dali, partiram então com destino à prisão, de braços dados e sem faixa a encabeçar a marcha. À chegada ao cárcere, Ekaitz de Ibero, detido na semana passada pela Ertzaintza no Aske Gunea, apareceu numa janela e saudou os participantes na marcha.

Frente aos muros da prisão, o porta-voz do movimento Eleak, Txerra Bolinaga, tomou a palavra, denunciando as detenções e os encarceramentos dos jovens condenados. «Apesar de terem encarcerado os seis jovens, não temos dúvidas; nós vencemos», afirmou. Fez um apelo à continuidade do muro popular por forma a evitar mais julgamentos políticos, e agradeceu às pessoas por estarem a «fazer crescer e a reforçar» a iniciativa. «A luta não acabou; vêm aí novos julgamentos, e por isso fazemos um apelo às pessoas», disse.

Ontem, os seis jovens detidos foram levados para Martutene, mas depois foram transferidos para outras prisões: Mikel Arretxe e Oier Lorente para a de Basauri; Aitor Olaizola, Ekaitz Ezkerra, Egoi Alberdi e Adur Fernandez para a de Zaballa.

Protestos em Donostia, Araba e Bizkaia
De acordo com a informação divulgada pelo Departamento de Segurança do Governo de Lakua, quatro pessoas foram detidas hoje de manhã em Donostia pela Ertzaintza. São acusados de afixar uma faixa com correntes na Rua Jose Elosegi, junto ao alto de Miracruz. No bairro de Amara, registaram-se incidentes semelhantes na Avenida Carlos I, onde a estrada foi cortada como forma de protesto. Ali, não ocorreram detenções.

Em Erriberabeitia (Araba), desconhecidos cortaram a catenária na ferrovia da Renfe e deixaram folhetos no local contra as detenções de ontem, segundo referiu o Departamento do Interior. Por outro lado, o naiz.info informa que apareceram pintadas no batzoki [sede local do PNV] de Barakaldo (Bizkaia), em que se lia «PNV, lotu zure txakurrak» [PNV, ata os teus cães.] / Ver: Berria / Ver: naiz.info

Ontem, manifestação em Iruñea
Cerca de 500 pessoas manifestaram-se em Iruñea em solidariedade com os jovens detidos no Aske Gunea, em Donostia. Depois, dirigiram-se para a Delegação do Governo espanhol. Não houve incidentes. [Vídeo: ateakireki.com]

Violência da Ertzaintza: últimos 20 minutos (Argia)

Ontem, no Aske Gunea, em Donostia.