sexta-feira, 5 de abril de 2013

Uma multidão exige «justiça» para Iñigo Cabacas numa homenagem emotiva em Bilbo

Várias centenas de pessoas juntaram-se no local onde há um ano Iñigo Cabacas foi atingido pela bala de borracha que o viria a matar, para lhe render uma homenagem e, ao mesmo tempo, exigir justiça e um novo modelo policial como garantia de não repetição.

Na cerimónia, em que estiveram presentes os pais de Iñigo, foi descerrada uma placa em memória do jovem. O acto terminou com um aurresku de honra dançado por oito elementos do Ballet Olaeta. / Ver: naiz.info e boltxe.info / Fotos: BilboBranka

«Um ano sem Iñigo Cabacas» (naiz.info via Sanduzelai Leningrado)
Há exactamente um ano, no dia 5 de Abril de 2012, vários apoiantes do Athletic Club festejavam no bairro bilbaíno de Indautxu a vitória da sua equipa frente ao Shalke 04, da Alemanha, quando, sem motivo algum, a Ertzaintza carregou sobre a multidão reunida em torno da herriko taberna. Atingido na cabeça por uma bala de borracha, Iñigo Cabacas, de 28 anos de idade, ficou gravemente ferido. Morreu quatro dias depois no hospital, devido à lesão provocada pelo disparo, tal como a autópsia viria a demonstrar.

«Jone Goirizelaia: "A morte de Cabacas não foi um acidente"» (naiz.info)
A advogada da família de Iñigo Cabacas, Jone Goirizelaia, considerou «ofensivo» o facto de o director da Ertzaintza ter qualificado a morte de Iñigo Cabacas como um «acidente».

Sortu: «Sortu pide la dimisión del director de la Ertzaintza, Gervasio Gabirondo, por encubrir la muerte de Iñigo Cabacas» (sortu.net)