sexta-feira, 5 de abril de 2013

Euskaraz Bizi Eguna: jornada festiva e reivindicativa em Agoitz, a 13 de Abril

Euskaraz Bizi Eguna Agoitzen (spot)
A plataforma Euskal Herrian Euskaraz (EHE) fez um apelo à participação de «todos aqueles que querem viver em euskara» na próxima edição do Euskaraz Bizi Eguna, que tem lugar em Agoitz (Nafarroa) a 13 de Abril, para que esta se constituacomo como «um novo marco no reforço da opção de "viver em euskara"». Juntando a festa e reivindicação, querem unir as pessoas «na construção de um País Basco em basco» e «fazer frente à opressão».

O programa de festas desta quarta edição do Euskaraz Bizi Eguna é intenso e variado. Haverá dianas logo de manhã cedo - antes do txupinazo que assinala o início das festas (10h30). Pela manhã fora haverá cabeçudos, gaiteiros, tocadores de trikitixa e de txistu. Ainda uma feira de actividades culturais bascas, uma exposição na Kultur Etxea/Casa da Cultura, um espaço infantil e exibições de desportos rurais (12h00).

Ao início da tarde haverá um almoço popular, a que se seguirão cantares populares em euskara, uma kalejira reivindicativa e o acto central da jornada. Música e dança também há com fartura, tanto à tarde como à noite. / Ver: Berria e ateakireki.com