quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prossegue o apoio aos jovens donostiarras

Centenas de pessoas participaram hoje, no Aske Gunea, instalado no Boulevard de Donostia, nas várias iniciativas de apoio aos jovens donostiarras condenados pela sua militância política e também numa concentração de protesto, ao meio-dia, contra a detenção de Ekaitz de Ibero, violentamente levada a efeito, ontem, por efectivos da Ertzaintza.

Logo de manhã, três colunas, provenientes de Hernani, de Gros e de Amara, acompanharam os jovens desde as suas casas até ao Boulevard. Às 20h00, finda a concentração final do dia, voltaram a acompanhá-los até suas casas. É uma medida de protecção que se repete diariamente, dado o risco de detenção.

Ao longo do dia, foram-se sucedendo as actividades no Aske Gunea, como a criação de um mural por parte da Bilgune Feminista; a visita da secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide; a exibição do documentário «Tximeletak etengabeko metamorfosian» ou a actuação dos grupos Skakeitan e Hesiak. Houve ainda várias concentrações, em que participaram centenas de pessoas. / Ver: Gara e naiz.info

Ontem, ao final do dia, abundaram os chistes sobre as versões do Governo de Lakua, a impunidade e os acidentes laborais da Polícia Autonómica - com tendinites de tanto malhar... - e o partido do negócio.

Ver também: "Ertzaintza: ¿Hacia un «nuevo modelo policial de proximidad»?", de Ion Telleria (naiz.info)
Poco después de llegar al cargo de lehendakari, Iñigo Urkullu afirmó que apostaba por «un nuevo modelo policial de proximidad». El oscurantismo en torno al caso Cabacas, la violenta irrupción de la Ertzaintza en el Askegunea de Donostia y su carácter «pionero» a la hora de abordar los escraches muestran lo contrario.