terça-feira, 9 de abril de 2013

Jovens donostiarras não aceitam a sentença e convocam manifestação para o próximo sábado

Numa conferência de imprensa bastante participada, hoje ao princípio da tarde, no Boulevard donostiarra, Aitor Olaizola falou em nome dos oito jovens acusados de pertencer à Segi e que ontem viram as suas condenações a seis anos de prisão serem confirmadas pelo Supremo Tribunal espanhol.

Afirmou que a sentença mostra como o Estado espanhol é fascista, que se trata de uma sentença ilegítima e que se recusam a aceitá-la. Para deixarem isso bem claro, rasgaram vários exemplares da mesma.

Txerra Bolinaga, do movimento Eleak, apelou à responsabilização de todos, considerando fundamentais todos os níveis de compromisso na construção de um muro popular, sendo que a sentença ofende o direito a pôr em prática os direitos políticos e civis. Convocou uma manifestação de apoio aos jovens para o próximo sábado; partirá as 17:00 do  Boulevard. / Ver: naiz.info e Berria / Vídeo da manifestação de ontem (topatu.info)

Entretanto, depois de termos regressado do Goierri e de Tolosaldea, alguns jovens disseram-nos que tinha sido criado um espaço, também no Boulevard, para expressar apoio e solidariedade aos jovens condenados - o Aske Gunea. Nos próximos dias, durante todo o dia, irão ali ter lugar múltiplas actividades, nomeadamente culturais, segundo nos disseram.
Hoje há novas faixas na Alde Zaharra, de apelo à solidariedade e à desobediência.

Ontem, durante a manifestação, conseguimos chegar à fala com alguns jovens e alguns outros não tão jovens, e, para lá da revolta, a opinião de que o Estado espanhol não quer "resolver" isto era quase unânime. E de que vai continuar a "picar" e a recorrer a uma estratégia de desgaste e sofrimento. Também nos pareceu haver bastante firmeza e determinação.