sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Etxerat levará a sua mensagem às praias de Euskal Herria

A associação de familiares e amigos das presas e dos presos políticos bascos levará as suas reivindicações até às praias da Bizkaia, de Gipuzkoa e de Lapurdi, para assim «sensibilizar a sociedade e dar a conhecer a realidade que sofrem». Este domingo, realizar-se-ão, a partir das 12h00, cinco correntes humanas em outros tantos areais: os encontros são em Plentzia, junto à estação de metro; em Laida; em Zarautz, na Praça Munoa; em Donostia, no Náutico; e na praia de Hendaia. Os participantes vão percorrer as praias com bandeirolas e distribuir folhetos.

A Etxerat deu a conhecer, ainda, várias dinâmicas que irá desenvolver ao longo do Verão com o mesmo objectivo. Assim, no sábado, 27 de Julho, haverá distribuição de bandeirolas com o lema «Euskal preso eta iheslariak etxera» (os presos e os refugiados bascos para casa), bem como a colocação destas bandeirolas em diversas partes das terras por onde os amigos e familiares dos presos andarem.

No dia 1 de Agosto, como acontece todos os anos, a Etxerat realizará uma concentração (às 10h30) no Santuário de Loiola, em Azpeitia (Gipuzkoa), no âmbito da qual irá interpelar a comitiva do Governo da CAB ali representada. Depois, fará declarações à comunicação social. / Ver: Gara e boltxe.info  

Ver também: «Condenados por ser familiares. Dinâmicas de Verão», de Etxerat (boltxe.info)  

A AN pede um novo relatório sobre Uribetxebarria e pergunta se poderia ser tratado na prisão
A Audiência Nacional espanhola pediu novo relatório médico detalhado - desta vez ao Instituto de Medicina Legal - sobre a situação clínica de Iosu Uribetxebarria e pergunta se o arrasatearra poderia fazer os tratamentos oncológicos na cadeia. Pede aos médicos que o vão examinar que se desloquem pessoalmente à prisão de Zaballa para conhecer as suas instalações médicas.

Recorde-se que, dez meses depois da libertação do preso político, o Ministério espanhol do Interior solicitou à Osakidetza a realização de um relatório sobre a sua situação clínica. O Hospital Donostia respondeu que o natural de Arrasate (Gipuzkoa) não apresenta melhoras e manteve o prognóstico do Verão passado. / Ver: naiz.info e Berria  

«José Juan García, em liberdade; Iñaki Arietaleaniz, na prisão de Soto» (naiz.info)
O preso político basco José Juan García (Santutzi, Bizkaia) ficará em liberdade provisória nas próximas horas, depois de ontem ter sido extraditado pelo Estado francês, segundo informou a Etxerat. Iñaki Arietaleaniz (Bergara, Gipuzkoa), que também foi extraditado, foi levado para a prisão de Soto del Real.