terça-feira, 16 de julho de 2013

Todos os presos políticos bascos na cadeia de Fresnes estão em luta

Todos os presos políticos bascos que se encontram na prisão francesa de Fresnes continuam em luta. Por um lado, protestam contra a situação de isolamento da presa Ekhiñe Eizagirre (Zarautz, Gipuzkoa), que se encontra sozinha desde que foi encarcerada, no dia 11 de Maio, afastada de qualquer presa política basca.

Embora lhes tenham dito que Ekhiñe iria ficar com as suas camaradas no final de Junho, tal não ocorreu. Por isso, pediram às pessoas que enviassem cartas e faxes à juíza Laurence Le Vert, para ver se se encontrava uma solução para o caso de Ekhiñe. Como nada mudou, as presas e os presos bascos regressaram às celas de castigo no dia 9 de Julho, como forma de protesto.

Por outro lado, protestam contra as condições de vida na cadeia, que se deterioraram bastante. Entre outras coisas, colocaram-lhes redes nas janelas das celas. Já estiveram nas celas de castigo em meados de Junho; agora, voltaram para lá e, se a situação de Ekhiñe não mudar e se não houver melhorias nas condições da cadeia, as acções de luta vão prosseguir, inclusive com novas medidas. / Ver: etxerat.info (eus / cas)