quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aitzol Gogorza, preso gravemente doente, encontra-se hospitalizado

A Etxerat fez saber que o preso Aitzor Gogorza (Orereta, Gipuzkoa) se encontra no Hospital de Basurto (Bilbo) desde ontem, na sequência de uma crise. Recorde-se que Aitzol sofre há muito de obsessão compulsiva, com sintomas psicóticos.

De acordo com a Etxerat, a prisão e as condições de vida que o preso ali enfrenta «têm influência directa» na sua doença. A situação do preso foi denunciada múltiplas vezes, sendo «óbvios» os danos causados à sua saúde pela prisão.

A associação recordou que o caso de Gogorza não é o único, referindo-se também ao de Ventura Tomé ou de Txus Martin. Assim, a Etxerat reitera a necessidade de libertar imediatamente todos os presos com doenças graves e incuráveis. / Ver: naiz.info

Relatório mensal da Etxerat: Junho de 2013
A associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos publicou o relatório relativo ao mês de Junho, no qual se dão a conhecer as violações diárias dos direitos humanos nas prisões e se apresentam elementos sobre a situação actual do Colectivo de Presas e Presos Políticos Bascos e seus familiares.
Euskaraz hemen. / Fonte: etxerat.info

Concentração em Iruñea contra a política de dispersão, também nos sanfermines
Na segunda-feira à tarde, como é costume na capital navarra, realizou-se uma concentração para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viver em Euskal Herria. A concentração, na qual participaram 151 pessoas, desta vez teve lugar frente à delegação do Governo Civil, e não junto à sede do PP. Nas faixas exibidas, lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata». / Fonte: lahaine.org