quarta-feira, 31 de julho de 2013

Concentração frente à sede do PP em defesa dos direitos dos presos políticos bascos

Como acontece todas as semanas, na segunda-feira houve concentração frente à sede do PP em Iruñea, para reclamar o direito dos presos políticos bascos a viver livremente em Euskal Herria. Participaram 59 pessoas. Nas faixas que exibiam podia-se ler: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata».

Na concentração da semana anterior, de que não demos notícia, juntaram-se 52 pessoas. (Ver: ateakireki.com e ateakireki.com)  

O preso basco Mikel Jiménez foi libertado
O jovem Mikel Jiménez (Barañain, Nafarroa) saiu ontem da prisão de Jaén, onde tinha à sua espera diversos amigos e familiares. Estava preso desde 2008, depois de ter sido acusado de participar em acções de sabotagem.

Mikel é também um dos cinco jovens de Iruñerria condenados pelo tribunal de excepção espanhol a seis anos de cadeia pela sua militância política na Segi ou no Ekin. Na sequência do recurso por eles interposto, o Supremo Tribunal espanhol absolveu-o, tal como Maider Caminos e Aritz Azkona, mas confirmou a condenação de Luis Goñi e Xabier Sagardoi, que estão escondidos, a seis anos de cadeia. / Ver: naiz.info e Gara  

Ongi etorri a Mikel Jiménez Fonte: ateakireki.com [Ongi etorri!]