terça-feira, 16 de julho de 2013

A Polícia espanhola prendeu cinco jovens em Iruñerria [Comarca de Pamplona]

Agentes da Polícia espanhola prenderam em Iruñerria [Comarca de Pamplona] Artzai Santesteban, Endika Garai, Ekaitz Esteban, Eneko Pérez e Jon Karmelo Lizarazu, acusados de desordens públicas num dos incidentes ocorridos na Praça do Município durante o txupinazo.

 Ao que parece, as detenções estão relacionadas com incidentes que ocorreram na Praça do Município da capital navarra durante o txupinazo das festas de San Fermin, e terão sido provocados por uma pessoa que tentou cortar com um cutter uma bandeirola a favor do repatriamento dos presos que estava no chão.

As detenções não estão relacionadas com os incidentes ocorridos na Txapitela kalea pouco antes do txupinazo, provocados pela actuação de cães de fila com diferentes donos, quando várias pessoas com ikurriñas tentaram entrar na Udaletxe Plaza.

A Ateak Ireki recorda que Artzai Santesteban é «um jovem bastante conhecido pelo seu envolvimento no movimento juvenil, que esteve preso depois de ser detido em Roma, acusado de pertencer à Segi. Depois de passar vários meses na prisão em Itália, foi entregue ao Estado espanhol, que emitiu um mandado europeu contra ele, e passou mais de um ano na cadeia». Agora, está à espera de julgamento pela sua alegada militância na organização juvenil revolucionária referida. / Ver: naiz.info  

Ver: «Jovem constantemente perseguido» (ateakireki.com)  

Ver também: «A Ernai criticou o ataque e fez um apelo à mobilização» (Berria)