sexta-feira, 19 de julho de 2013

Errenteria vai defender a ikurriña e recordar o que se passou há trinta anos

Por iniciativa do EH Bildu, Errenteria (Gipuzkoa) vai recordar os acontecimentos das festas de 1983, quando a Polícia reprimiu brutalmente os protestos populares que se seguiram à imposição da bandeira espanhola e ao veto à ikurriña, algo que se repete três décadas depois. Como consequência da repressão, Pello Mindegia ficou cego - foi atingido por uma lata de gás - e jamais obteve qualquer tipo de reconhecimento público ou um pedido de desculpas oficial.

No âmbito da iniciativa promovida pelo EH Bildu, haverá uma exposição com fotos de há 30 anos, sobre os acontecimentos em causa, e realizar-se-á uma foto colectiva na Herriko Plaza (sábado, às 12h30).

Para além disso, o EH Bildu pediu à população que coloque ikurriñas nas varandas de suas casas durante as Madalenas [festas da terra], que começam no domingo e se prolongam até dia 25. / Ver: Gara e orereta.ehbilbu.net [foto de 2008]

Muita informação sobre este episódio violento e repressivo da «guerra das bandeiras» de 1983: «Errenteria presta homenagem à ikurriña nos 25 anos da "guerra das bandeiras"» (aseh)