sábado, 13 de julho de 2013

A AN imputa o autarca de Gernika por conceder um prémio a Arnaldo Otegi

A Audiência Nacional espanhola intimou o autarca de Gernika, José María Gorroño, a depor como imputado pela alegada prática do crime de «enaltecimento do terrorismo» por conceder o prémio «pela paz e a reconciliação» a Arnaldo Otegi. A acusação de Santiago Pedraz baseia-se numa queixa apresentada pela «Dignidad y Justicia».

O juiz da Audiência Nacional espanhola Santiago Pedraz intimou José María Gorroño, autarca de Gernika (Bizkaia), a depor como imputado pela alegada prática do crime de «enaltecimento e justificação do terrorismo», por ter atribuído a Arnaldo Otegi o galardão «Gernika pela paz e pela reconciliação». O prémio, atribuído conjuntamente ao presidente do PSE-EE, Jesús Egiguren, «pela sua contribuição para a paz», foi recebido pelas filhas de ambos.

O processo judicial tem por base uma queixa apresentada pela associação «Dignidad y Justicia» contra Gorroño. O juiz pediu à Ertzaintza que lhe envie um relatório com a documentação sobre as bases e o conteúdo integral da decisão municipal referente à atribuição do prémio e que solicite ao gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Gernika uma cópia do vídeo da entrega do galardão. Também pediu uma cópia do vídeo da EiTB sobre o evento. / Ver: naiz.info / Ver também: Berria