domingo, 8 de setembro de 2013

A Ertzaintza violentou a concentração em Laudio contra a dispersão

Agentes da Ertzaintza apareceram esta sexta-feira na Herriko Plaza de Laudio para retirar do local uma fotografia do preso político Pablo Gorostiaga, quando decorria uma concentração contra a dispersão e em solidariedade com o ex-autarca. Este encontra-se preso por ter sido director do diário Egin e não pôde estar com a sua companheira, Judith Uriarte, antes de esta falecer, pese embora o Tribunal de Vigilância Penitenciária ter autorizado a sua transferência quatro dias antes do falecimento.

Como se a família e os amigos de Pablo e Judith já não tivessem sofrido o suficiente com a atitude do Estado, a Ertzaintza apareceu no local, numa atitude claramente provocadora, e exigiu que a foto de Pablo fosse retirada da faixa, gerando momentos de grande tensão, algumas discussões com familiares de Pablo e muitos protestos.

O autarca de Laudio, Natxo Urkixo, teve de intervir para tentar evitar que as coisas tomassem outras proporções - tendo em conta o clima de comoção que se vivia e a indignação dos presentes -, e dirigiu-se aos comandantes da Polícia Autonómica, pedindo-lhes que não interviessem e afirmando que assumia a responsabilidade pelo acontecesse na praça.

Os polícias responderam que iriam tomar «medidas legais» e, embora tenham permanecido nas imediações da praça, não chegaram a retirar a imagem de Gorostiaga, que, de forma simbólica, aparecia junto à da esposa falecida, sobre uma ikurriña com um crepe negro e a inscrição «senidea izatea ez da delitua» [ser familiar não é crime]. / Ver: Gara e boltxe.info