segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Libre Eguna: programa da jornada solidária com os imputados nos julgamentos políticos

Numa conferência de imprensa que hoje decorreu na capital biscainha, os arguidos Karmelo Landa e Nahaia Aguado apresentaram o programa e os objectivos do Libre Eguna, jornada solidária (dia 29 em Lekeitio - Bizkaia) com os arguidos envolvidos nos processos 35/02 [o das herrikos] e contra a juventude independentista, cujo julgamento começa em Outubro.  

Excerto da conferência de imprensa (em cas e eus) O programa da jornada solidária com os imputados no processo 35/02 e contra os 40 jovens independentistas dura o dia todo, de manhã à noite. Landa e Aguado afirmaram que os organizadores receberam inúmeras propostas para ajudar a compor o programa e, naturalmente, não puderam aproveitar todas as sugestões; agradeceram a toda a gente que quis participar.

Disseram ainda que a jornada de dia 29 na localidade costeira biscainha terá como lema «Gatazkatik konponbidera bagoaz zubia igarotzera» [do conflito para a solução vamos atravessar a ponte] e fizeram um apelo especial à participação no acto principal (12h30). Ali, «com o compromisso de todos, ir-se-á construir uma muralha humana contra aqueles que pretendem prolongar o conflito», e, neste caso, contra os dois julgamentos que começam em Outubro, anunciaram.

Com esta iniciativa, ao atravessar a ponte, querem passar «da actual situação para a paz, do conflito para a solução democrática».

Para além do acto principal, o programa inclui a actuação dos palhaços Pirritx, Porrotx eta Marimototx, desportos rurais, uma sessão de bertsos, um almoço popular, cantos populares bascos, uma peça de teatro dos Irrien Lagunak para crianças.
A partir das seis da tarde, começam os concertos, com grandes bandas: Iheskide, Itziarren Semeak e Gatibu! Bagoaz! / Mais informação: naiz.info e libre.epaiketarikez.org