sábado, 21 de setembro de 2013

O LAB e a conjuntura em Euskal Herria: Ainhoa Etxaide

Entrevista da Escuela de Cuadros (Venezuela) a Ainhoa Etxaide, secretária-geral do LAB Ainhoa Etxaide, secretária-geral do sindicato LAB, analisa a actual conjuntura numa Europa marcada pela crise do capital e na qual se impõe (de cima) um novo ciclo de acumulação - uma nova fase no desenvolvimento de um capitalismo cada vez mais selvagem.

Etxaide afirma que só numa Euskal Herria reconhecida e com pleno direito a decidir sobre o seu destino e as suas políticas o povo trabalhador poderá defender os seus interesses contra a crise.

Etxaide destaca o esforço do LAB (Langile Abertzaleen Batzordeak - Comissões de Trabalhadores Abertzales), sindicato sociopolítico basco nascido em 1974, na organização do povo trabalhador basco para disputar o poder ao capital e para acabar com a opressão nacional que o capitalismo impõe. O processo de normalização da política que se está a viver em Euskal Herria, que inclui a resolução do conflito armado, tem de ser acompanhado pelo reconhecimento dos direitos políticos, económicos e sociais da nação basca. / Fonte: Escuela de Cuadros via pakitoarriaran.org