sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Grande cordão humano em Barañain, em solidariedade com Goñi e Sagardoi

Centenas de pessoas participaram no cordão humano de 1500 metros que hoje se realizou em Barañain (Nafarroa) em solidariedade com os jovens Xabier Sagardoi e Luis Goñi, que se encontram escondidos. Tomaram essa decisão como forma de protesto contra a sua situação, há cerca de dois meses, no mesmo dia em que o Supremo espanhol os condenou a seis anos de cadeia pela sua militância política, mas antes de conhecerem a decisão judicial.

Um dos propósitos subjacentes a esta iniciativa a favor dos dois rapazes de Barañain era juntar 1500 pessoas nos 1500 metros que ligavam o limite municipal à Praça do Município [Udaletxe plaza], e o número foi ultrapassado. A cor laranja (dos balões, das T-shirts, dos lenços, etc.) era dominante entre os presentes. Havia gente do LAB, membros do grupo de dança, colegas da equipa de râguebi de Luis Goñi, momotxorroak...

No acto que pôs fim à iniciativa, afirmou-se que a «onda laranja» criada em Barañain é uma nova pedra colocada no muro popular, que há-de continuar por toda Euskal Herria.

Depois de recordarem os contributos já anteriormente dados pelo Aske Gunea de Donostia, por Ekaitz Samaniego ou pela «ponte» de Ondarroa, criticaram com veemência o facto de Goñi e Sagardoi serem condenados pela sua militância política, afirmando que penas deste género não têm lugar no actual contexto.

Enfatizaram a necessidade de reforçar o muro popular e assumir compromissos para acabar com os julgamentos e com as punições políticas, e anunciaram mais iniciativas e mobilizações para as próximas semanas, sendo uma delas uma manifestação pelas ruas de Iruñea no dia 5 de Outubro. / Ver: naiz.info / Mais informação: Gara / Fotos: Cordão humano em Barañain