sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O ano académico da UPNA começou cercado de polícias

O novo ano académico da Universidade Pública de Nafarroa começou com a interdição da entrada a alunos, representantes dos trabalhadores e todos os que tinham intenção de protestar, em virtude da acção da Polícia Nacional espanhola e da Foral.

O LAB queria protestar contra os cortes na Educação; a plataforma Barcina Go Home e os estudantes também tinham feito um apelo ao protesto, mas foram obrigados a ficar do lado de fora.

A Ikasle Abertzaleak afirmou que alguns estudantes foram identificados e que a Polícia também teve atitudes incorrectas com alguns jornalistas. Os estudantes acabariam por ser mesmo expulsos do local - imediações da universidade; contudo, dois estudantes acabariam por conseguir entrar no edifício onde decorria a sessão e denunciar a privatização da educação e a fraca presença do euskara.
Bakartxo Ruiz, deputada do Bildu no Parlamento de Iruñea, deixou bem a nu os contornos desta palhaçada: enquanto os estudantes e os trabalhadores universitários eram impedidos de entrar (para não ofenderem os ouvidos da presidenta foral), lá dentro havia uma representação da Guarda Civil, «com tricórnio e tudo», referiu. / Fonte: naiz.info / Ver também: Berria