sábado, 14 de setembro de 2013

Acidentes laborais provocam a morte a mais dois trabalhadores em Euskal Herria

Na quinta-feira, um acidente laboral provocou a morte a um funcionário da empresa Fundiciones Estanda, em Beasain (Gipuzkoa). Ontem, um trabalhador faleceu em Karrantza (Bizkaia), quando trabalhava no espaço das festas locais e foi atingido por uma descarga eléctrica. 

Na sequência do acidente laboral que na quinta-feira matou Josetxo Garmendia, de 58 anos, trabalhador da Fundiciones Estanda filiado no sindicato LAB, a Comissão de Trabalhadores convocou uma paralisação de protesto de 24 horas, que foi secundada por todo o pessoal da empresa.

Ontem, realizaram-se duas mobilizações de pesar e protesto: uma ao fim da tarde, na Triangulo Plaza de Tolosa (Gipuzkoa), onde o trabalhador vivia; outra ao meio-dia, junto à fábrica de Beasain, convocada pelas representações sindicais na empresa - LAB, ELA e CCOO -, na qual participaram colegas de trabalho da vítima, com uma faixa em que se lia «Lan istripu gehiagorik ez».

Sobre o acidente - cujos detalhes estão a ser investigados pelo Osalan [Instituto de Segurança e Saúde do Trabalho do Governo de Gasteiz] -, o responsável do LAB Iker Espolosin destacou que é «necessária uma mudança no modelo de prevenção e de produção» e que «as medidas preventivas prevaleçam sobre qualquer interesse económico», tendo acrescentado que, «com as reformas, as condições de trabalho têm vindo a piorar».

Acidente fatal em Karrantza
Ontem, o acidente que, por volta do meio-dia, tirou a vida a um trabalhador de 50 anos, originário da Cantábria, deu-se quando este trabalhava na preparação das festas da localidade ocidental biscainha, mudando uma txosna de lugar, segundo revelou o autarca, Raúl Palacio. O espaço festivo tinha sido montado por baixo de cabos de alta tensão e, por razões de segurança, decidiu-se mudá-lo para um outro local. Nesse processo, a grua tocou nos cabos e o trabalhador foi atingido por uma descarga eléctrica, vindo a falecer. / Ver: Gara e goierri.hitza.info