quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O LAB convoca mobilizações na sequência do suicídio de um trabalhador despedido na Sunsundegui

Na sequência do suicídio de um trabalhador que fora despedido na empresa Sunsundegui, o sindicato LAB convocou uma manifestação para amanhã em Altsasu (Nafarroa) e uma concentração para sexta-feira frente à sede do patronato navarro.

O LAB denunciou a morte de Javi Paniagua, de 45 anos, ontem em Altsasu e expressou apoio e solidariedade à sua família, amigos e colegas de trabalho. Paniagua, filiado no sindicato abertzale, suicidou-se ontem.

O LAB recordou que Paniagua fora despedido da Sunsundegui, juntamente com outros trabalhadores, em 2010, tendo a opção de poder reingressar na empresa um ano depois, o que se veio a verificar.

Em Abril deste ano, voltou a ser despedido, com mais 40 trabalhadores, «apesar de existir um acordo na empresa que determinava que aqueles que tinham saído durante um ano seriam os últimos a ser afectados por eventuais acções de despedimento, na medida em que já tinham usufruído de mais de metade do subsídio de desemprego».

Javi Paniagua «foi despedido recebendo metade do subsídio de desemprego de outros trabalhadores», denuncia o LAB, que afirma que, seis meses depois, mais de 50 trabalhadores deram entrada na empresa através de ETT – empresas de trabalho temporário.

A central abertzale sublinha o facto de este caso «não ser um caso isolado», afirmando que todas as reformas laborais «facilitaram o despedimento de trabalhadores». «As reformas que o capital está a levar por diante estão a conduzir milhares de trabalhadores e trabalhadoras à ruína. Os cortes estão a acabar com a protecção social e, no final, nesta sociedade doente são muitos os que põem fim à vida», salientou.

Referindo que o caso de Javi Paniagua «é um e não o único nestes tempos de crise e nesta empresa», o LAB denunciou «a atitude do patronato e as medidas de ajustamento implementadas», pois «são essas medidas que provocam estas situações».

O LAB convocou uma manifestação para quinta-feira, às 19h30 em Altsasu, com o lema «Patronala hiltzailea», e uma concentração para sexta-feira, ao meio-dia, frente à sede da CEN, em Iruñea. / Ver: naiz.info / VER: labsindikatua.org

«Morreu um trabalhador nas obras da passagem de Deskarga» (LAB Sindikatua)
Um acidente provocou hoje a morte a um trabalhador de 33 anos nas obras da passagem de Deskarga, em Antzuola (Gipuzkoa). A ocorrência deu-se quando o camião Dumper que guiava resvalou para um talude de 10 metros e se virou. O sindicato LAB, que expressou o seu pesar e a sua solidariedade à família, aos amigos e a toda a classe trabalhadora, afirmou que se trata da sexta morte provocada por um acidente laboral no curto espaço de um mês.

Leitura: 
«Mierda de Paz», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
La paz y la convivencia es el verdadero proyecto de la clase trabajadora. La paz y la convivencia bajo la injusticia, un proyecto despreciable. Apostar por la no normalización y por la no convivencia mientras esta situación de injusticia siga aferrándose a la realidad vasca es el único pasaporte hacia la verdadera paz basada en derechos y la verdadera convivencia basada en la igualdad.