sexta-feira, 20 de setembro de 2013

[Vídeo] LAB: «Não é um suicídio, é um homicídio»

Convocada pelo sindicato LAB, uma manifestação percorreu ontem as ruas de Altsasu (Nafarroa) para protestar contra a morte de Jabi Paniagua. E hoje o protesto chegou à sede do patronato navarro. Jabi era filiado do sindicato LAB e foi despedido da empresa Susundegui por duas vezes; depois da segunda, decidiu pôr fim à vida.

O LAB afirma que «as chantagens, as coacções e as agressões do patronato estão a causar grande sofrimento à classe trabalhadora». «Kapitalismoak hiltzen du! [o capitalismo mata] é mais do que um lema, é uma realidade cruel», disse o LAB, que destacou a necessidade de acabar com este «sistema desumano», que «põe os lucros das empresas à frente das vidas das pessoas».
Fonte: LAB e ateakireki.com  

Êxito nos primeiros dias de greve na Faurecia-Orkoien
Apesar da disposição manifestada pelos trabalhadores e trabalhadoras para resolver o conflito através da negociação, a Administração da Faurecia mostra-se intransigente e recusa-se a readmitir os trabalhadores despedidos. Confrontada com a prepotência patronal, a grande maioria do pessoal aderiu à greve por tempo indeterminado. Fonte: LAB e ateakireki.com