segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Numerosos colectivos de Barakaldo manifestam o seu apoio a Periko Solabarria

Organismos políticos, sociais, de moradores, culturais, sindicais e desportivos de Barakaldo (Ezkerraldea, Bizkaia) manifestaram hoje o seu apoio ao histórico militante abertzale Periko Solabarria, que terá de depor na Audiência Nacional espanhola, acusado do crime de «enaltecimento», alegadamente cometido durante a Gazte Danbada, organizada pela Ernai, em Urduña (Bizkaia), onde se referiu ao preso Xabier López Peña, que tinha acabado de morrer em Paris.

Numa conferência de imprensa realizada frente ao Palácio da Justiça de Barakaldo, os colectivos qualificaram a situação como um «abuso e uma injustiça». Num comunicado, a Berri-Otxoak, plataforma contra a exclusão social e de defesa dos direitos sociais, destacou que Solabarria é um «exemplo de solidariedade e compromisso com todas as causas justas».

Solabarria, de 83 anos, terá de comparecer no tribunal de excepção espanhol na sequência das declarações que realizou num acto celebrado no decorrer da Gazte Danbada, organizada pela Ernai, no qual aludiu ao preso Xabier López Peña, que acabava de falecer num hospital de Paris. Pela mesma razão, o juiz Eloy Velasco incriminou seis membros da organização juvenil.

«Nestes tempos em que todo um povo reclama a paz, o Estado espanhol continua a alimentar tribunais e medidas de excepção para criminalizar ideias. Castigam estas pessoas maravilhosas que trabalham connosco. Criminalização, repressão e imposição. É esta a opção do Estado espanhol», denunciaram.

Para além disso, pediram o fim destes «julgamentos-farsa» e exigiram penas pesadas para os que «nos roubam, nos conduzem ao desemprego, fecham as empresas e levam o dinheiro».

Por último, anunciaram a realização de uma concentração esta quarta-feira, 18 - na véspera do depoimento de Solabarria no tribunal especial -, no mesmo local. / Fonte: naiz.info / Vídeo: boltxe.info

Aurrera Periko!