terça-feira, 11 de março de 2014

A Ahaztuak homenageou as mulheres antifascistas presas na cadeia de Saturraran

Convocado pela associação Ahaztuak 1936-1977, realizou-se este domingo, 9 de Março, junto à praia de Saturraran (Mutriku, Gipuzkoa), um acto de homenagem às mulheres antifascistas que estiveram presas na cadeia que ali existiu.

No acto, pediu-se justiça para as vítimas do fascismo e recordaram-se as crianças e mulheres que morreram naquele presídio cruel, localizado entre Mutriku (Gipuzkoa) e Ondarroa (Bizkaia).
Em Saturraran, estiveram as mulheres que pagaram o preço da sua militância antifascista, por lutarem contra o franquismo, pela justiça social, pelo socialismo, por uma sociedade laica e pelos direitos das mulheres. [Os seus sonhos e esperanças, por que lutaram, foram punidas, perderam a vida, são também os nossos!]

Tal como fora anunciado, o acto de homenagem contou com a presença de Angeles Florez Peón, mulher de 95 anos que ali esteve presa. Para além de familiares de outras presas, estiveram no acto as sobrinhas-netas de Etelvina e Lucrecia Martínez Sálas, irmãs naturais de Campiellos (Sobrescobiu, Astúrias), que faleceram nesta prisão e foram enterradas no cemitério de Mutriku.

Saturrarango kartzelako emakumeei omenaldia [Koska Irratia] Ver: Turrune! e boltxe.info [Na imagem, cartaz da convocatória; no Turrune! há algumas fotos da homenagem.]