domingo, 9 de março de 2014

[Fotos] Em Ondarroa, grande jornada solidária com o preso Eneko Etxaburu

Eneko Etxaburu (Ondarroa, Bizkaia) foi detido pela Polícia espanhola em Janeiro de 2008, com mais sete jovens da comarca de Lea-Artibai (Bizkaia), numa operação decretada pelo juiz Fernando Grande-Marlaska, que acusou os jovens de pertencer à organização revolucionária Segi.
Dos quatro jovens condenados a seis anos de cadeia (por entre graves denúncias de torturas durante o período em que permaneceram incomunicáveis em poder dos polícias), três foram libertados em Janeiro último; só Eneko continua na cadeia, em Logroño.
Nos últimos tempos, têm sido levadas a cabo várias iniciativas solidárias com o jovem ondarrutarra, para denunciar o facto de continuar preso «pelo seu trabalho político» e exigir a sua libertação. Dando seguimento a estas iniciativas, ontem realizou-se em Ondarroa uma jornada solidária com o filho da terra.
Entre outras actividades, o Elkartasun Egune incluiu uma sessão de envio de postais para Eneko - com óptima adesão, segundo refere o portal Turrune!. Seguiu-se um trikipoteo (música e copos) e um bertso bazkaria (almoço com bertsos, de que se mostram várias fotos). À noite, houve ainda animação musical. / Ver: aseh e Turrune!

Enekori idatzi / Escreve ao Eneko:
ENEKO ETXABURU MARKUERKIAGA
Centro Penitenciario LOGROÑO
calle vieja 200, 26006 (La Rioja)