terça-feira, 11 de março de 2014

A Guarda Civil prendeu em Bilbo uma pessoa acusada de «colaboração»

A Guarda Civil prendeu esta madrugada, em Bilbo, Asier González Soreasu, que acusa de «colaborar com a ETA» em 2007 e 2008. A detenção ocorreu numa casa do bairro de Santutxu. Homens armados efectuaram buscas na herriko taberna do bairro e numa quinta de Dima (Bizkaia), na presença do detido, que deixou de estar incomunicável esta tarde. Será assistido amanhã pela sua advogada em instalações policiais.
Após a detenção, por volta das 2 das manhã, os militares efectuaram buscas na casa do detido aproximadamente durante quatro horas e também inspeccionaram uma garagem, na qual terão apreendido um carro, segundo divulgaram as agências espanholas.

De acordo com a informação divulgada pelo portal uriola.info, por volta das 7h00 González foi levado para a herriko taberna da Rua Iturriaga, no bairro de Santutxu, onde a Guarda Civil realizou buscas até às 12h30. Depois, levaram González algemado e retiraram algumas caixas do local. Enquanto duraram as buscas, a rua esteve cortada e a Ertzaintza vigiou o cordão policial instalado.

O portal referido afirma que a Ertzaintza não deixou passar o irmão do detido, que tentava levar-lhe os medicamentos de que necessita.

Cerca de meia centena de pessoas juntou-se no local para exigir a liberdade de González, gritando «Asier askatu», «Utzi bakean, alde hemendik» e palavras de apoio a Asier quando a Guarda Civil o levou.

Quando os responsáveis da herriko puderam aceder ao interior do espaço, depararam com os armários e as arcas frigoríficas abertas e as caixas de dinheiro vazias.

À tarde a Guarda Civil levou o detido para uma quinta localizada num monte próximo de Dima (Bizkaia), onde as buscas se prolongaram durante três horas. No final, Asier González foi levado para o Serviço de Patologia Forense de Bilbo, para que lhe fosse feito um exame médico. Espera-se que seja transferido para Madrid nas próximas horas.

Manifestações de protesto
 Habitantes do bairro de Santutxu, que hoje expressaram a sua solidariedade a Asier e protestaram contra a sua detenção numa conferência altamente participada, na Praça Karmelo, convocaram uma manifestação para hoje (20h00, Praça Egunkaria) e outra para a próxima sexta-feira (20h00, Praça Karmelo). Ambas terão como lema «Asier askatu. Konponbideari erasorik ez». / Ver: naiz.info / Reacção do Sortu / Vídeo: Conferência de imprensa massiva em Santutxu (Bilboko Uriola)