domingo, 23 de março de 2014

Manifestação em Bilbo alerta para o perigo do crescimento da extrema-direita

A marcha que ontem se realizou na capital biscainha contra o racismo e o fascismo tinha à cabeça uma faixa em que se lia «Euskal Herria faxismo eta arrazakeriaren aurka» [o País Basco contra o fascismo e o racismo] e foi organizada pela Inoiz gehiago ez!, uma plataforma criada recentemente, onde se integram mais de 20 organizações políticas, sociais e sindicais bascas.

No manifesto da marcha, refere-se que «em grande medida graças à crise, mas também graças à falta de tecido social, o crescimento da extrema-direita na Europa é uma realidade e uma ameaça para todos».

O manifesto sublinha ainda que «a cumplicidade» dos diversos governos com as imposições do capitalismo da Troika ajuda a desenvolver o populismo que a extrema-direita alimenta e abre caminho à utilização dos imigrantes como «bodes expiatórios».

Para os promotores, é necessário «combater o fascismo e o racismo com base numa frente ampla, unida e constante», de forma a impedir que o fascismo se manifeste «nas ruas ou nas instituições».

Afirmaram que quem ontem se manifestou em Bilbo «sabe o que se passou há 80 anos» e que, «entre todas e todos», se irão encarregar «de que a história não se repita».
«Não os queremos, nem aqui nem em mais lado nenhum: nunca mais! Inoiz gehiago ez!», salientaram. / Ver: naiz.info via SareAntifaxista [com mais fotos]