sábado, 22 de março de 2014

Estudantes navarros mobilizam-se por «um modelo educativo popular e um futuro digno»

Ontem de manhã, cerca de 60 estudantes entraram num jardim de infância encerrado como consequência da política de cortes, no bairro de Arrosadia, em Iruñea. A iniciativa tinha como objectivo criar «um espaço educativo alternativo» e enquadra-se no contexto das acções relacionadas com a greve estudantil do próximo dia 27, segundo referiu o sindicato Ikasle Abertzaleak numa nota de imprensa.
Passados 30 minutos, a Polícia Municipal e a Polícia espanhola apareceram no local, de onde retiraram todos os ocupantes - «com maus modos» -, identificando-os um a um. Os polícias identificaram ainda alguns jornalistas presentes no local. Os estudantes navarros estão em estado de mobilização permanente até à greve de dia 27.
 

À tarde, os estudantes reuniram-se em assembleia e deram uma conferência de imprensa, na qual anunciaram que iriam permanecer em estado de mobilização permanente, no âmbito da dinâmica «Gaztiak planto!» (manifesto aqui). Depois, seguiram em manifestação em direcção ao Parlamento navarro, mas a Polícia espanhola apareceu no Passeio Sarasate, cortando-lhes a passagem, pelo que os jovens se sentaram no chão e, ali mesmo, realizaram uma assembleia com vista à preparação das mobilizações para os próximos dias. Um operador de câmara da ahotsa.info foi agredido por um polícia quando fazia a cobertura dos acontecimentos. / Ver: ahotsa.info, ahotsa.info e topatu.info