quinta-feira, 13 de março de 2014

Sentida homenagem do bairro de Donibane a Ángel Berrueta

Centenas de pessoas participaram na homenagem que o bairro de Donibane tributou a Ángel Berrueta, padeiro iruindarra assassinado há dez anos por um polícia espanhol e o seu filho depois de se ter recusado a colocar na padaria um cartaz que responsabilizava a ETA pelos atentados ocorridos dias antes em Madrid.
A homenagem foi extensiva a Kontxi Sanchiz, que faleceu em Hernani (Gipuzkoa), na sequência de uma paragem cardíaca, durante uma carga da Ertzaintza contra uma manifestação de protesto contra o que acontecera na véspera em Iruñea.

O acto de homenagem contou com a participação da Peña Donibane, da Donibane Kantuz, da Gurasoak e da plataforma Angel Gogoan; todos enfatizaram a importância da verdade para a família e do reconhecimento de Berrueta como vítima da violência política.

A plataforma Angel Gogoan lembrou que, nestes dez anos, Berrueta e Sanchiz foram votados ao «esquecimento e desprezo institucionais» e criticou os grupos municipais de UPN, PSN e PP por se terem recusado a subscrever uma moção em que se solicitava o reconhecimento de Ángel Berrueta como vítima política. Por seu lado, os familiares de Berrueta agradeceram o apoio que sempre receberam de todo o bairro.

No local, foi descerrada uma placa em memória do padeiro iruindarra. Há uns anos, tentou-se avançar com uma iniciativa semelhante, mas, dias depois da colocação da placa, a Câmara Municipal mandou arrancá-la. Assim, a Plataforma pediu ao Município que respeite a memória de Berrueta e que não proceda da mesma forma. / Ver: naiz.info e ahotsa.info / Ver também: Berria / Fotos: Homenagem a Ángel Berrueta (ekinklik.org e ahotsa.info)

Acto de homenagem a Ángel Berrueta [Ahotsa] No bairro de Donibane (Iruñea, Euskal Herria). A placa ontem descerrada em memória de Ángel foi retirada do local esta noite pela Polícia Municipal. (ver naiz.info)