quinta-feira, 13 de março de 2014

Dia 29, manifestação de apoio a 4 jovens independentistas em Gasteiz

Acusados de pertencer à organização juvenil, revolucionária Segi, quatro jovens gazteitarras, para quem o Ministério Público pede 48 anos de prisão no total, começam a ser julgados na AN espanhola no dia 31 de Março. O Gasteizko Harresia convocou uma manifestação de apoio aos jovens para dia 29.

A mobilização foi anunciada ontem numa conferência de imprensa na capital alavesa, com a particpação dos arguidos - os jovens Xabier Fernandez de Gamarra, Federico Lomas, Koldo Moreno e Aitor Juarez - e de membros do Muro Popular.

Na ocasião, recordaram que as acusações contra eles se baseiam em confissões arrancadas sob tortura, que foram detidos em 2007 e que são acusados de delitos alegadamente ocorridos há já dez anos. Afirmaram ainda que, «este ano, mais 23 gasteiztarras já passaram pela AN espanhola» e que outros tantos terão de fazer o mesmo nos próximos meses e anos».

Os membros do Gasteizko Harresia criticaram com veemência o facto de se utilizar como prova declarações efectuadas enquanto os detidos estão incomunicáveis; e realçaram o facto de, num tribunal de excepção como a Audiência Nacional, «não haver garantias de um processo justo».

Para defender os direitos civis e políticos (cujo exercício este processo põe em causa), consideram fundamental a pressão popular e, por isso, convocaram uma manifestação de apoio aos quatro jovens para dia 29; pediram também às pessoas que, dois dias depois, levem essa mesma mensagem a Madrid. / Ver: naiz.info e topatu.info / Áudio: Entrevista a Aitor Juarez sobre este processo (Info7 irratia)