domingo, 16 de março de 2014

Centenas de pessoas manifestaram-se em defesa da ikurriña e das liberdades em Iruñea

Respondendo à convocatória da Iruñea Askatasunez, centenas de pessoas manifestaram-se nas ruas da capital navarra para protestar contra a sentença que condenou vários jovens pelos incidentes ocorridos no txupinazo festas de San Fermin de 2010, em que diversas pessoas tentaram meter uma ikurriña gigante na Praça do Município.

Ao longo da marcha, à frente da qual seguiam uma ikurriña e uma bandeira navarra, os manifestantes fizeram ouvir palavras de ordem contra a UPN. Na intervenção final, os promotores da iniciativa recordaram os casos de corrupção desse partido e o processo aberto contra o chefe da Polícia Municipal, tendo-se ainda referido à placa em memória de Ángel Berrueta, descerrada na quinta-feira passada, no décimo aniversário do seu assassinato, e retirada pela Polícia poucas horas depois.

Afirmaram ainda que a UPN faz da ikurriña um caso «para esconder os seus problemas» e defenderam que a cidade precisa de «uma mudança urgente».

Em defesa da ikurriña e das liberdades [ahotsa] Ver: naiz.info e ahotsa.info / Fotos: guztion Iruñea askatasunean (ekinklik.org)