segunda-feira, 31 de março de 2014

MP pede 2 anos de prisão e 8 de inabilitação para gestor da página BurlataHerria

O Ministério Público pediu dois anos de cadeia e oito de inabilitação absoluta para o gestor da BurlataHerria, que acusa de «enaltecimento do terrorismo», além do encerramento definitivo da página. Seguir-se-á o julgamento na AN espanhola.

A BurlataHerria considera que o Ministério Público pretende encerrar a página pelo facto de dar informação sobre os presos políticos bascos: manifestações, actos de boas-vindas ou actos políticos. Baseando-se em relatórios policiais, a Procuradoria chega a usar como prova incriminatória o facto de a BurlataHerria utilizar as designações «presos políticos» ou «julgamentos políticos».

Da parte do BurlataHerria, afirma-se que não existiu qualquer tipo de enaltecimento e que a página era «uma ferramenta de comunicação popular e comunitária», e que este processo «põe em causa o direito a informar e a liberdade de expressão».

O julgamento ainda não tem data marcada. Para se estar a par do que se passa em Burlata (Iruñerria, Nafarroa), sobretudo no que respeita à violação de direitos e à liberdade de expressão, consultar o blog BurlataHerria-Askatasunez. / Ver: ahotsa.info