quinta-feira, 27 de março de 2014

Em dia de greve, milhares de estudantes mobilizaram-se contra a LOMCE

Foi enorme a adesão à jornada de greve convocada pelo sindicato Ikasle Abertzaleak, em conjunto com outras organizações, com milhares de estudantes a virem para as ruas das quatro capitais e de várias outras localidades do País Basco Sul, em protesto contra as reformas educativas e em defesa de um modelo de educação próprio, construído em Euskal Herria pelo povo e para o povo. A jornada de luta fica também marcada pela repressão policial e por confrontos, nomeadamente em Bilbo e Iruñea. Pelo menos doze pessoas foram detidas.
Em Iruñea os piquetes começaram de manhã bem cedo, sempre com a Polícia no encalço. Muitos estudantes, bem como jornalistas do topatu.info e da ahotsa.info, foram revistados e identificados; quando a manifestação principal terminou, no Passeio Sarasate, a Polícia carregou sobre os estudantes que se tinham sentado frente ao Parlamento, o que viria a provocar confrontos na Alde Zaharra. Pelo menos oito pessoas foram detidas, cinco das quais menores de idade (estas já postas em liberdade).

Em Donostia, a mobilização estudantil também foi grande. As acções de protesto começaram no Campus de Ibaeta e na delegação do Departamento de Educação; depois os estudantes juntaram-se nas universidades e ocuparam a biblioteca Carlos Santamaria.

Em Gasteiz os piquetes e as acções de protesto também começaram bem cedo nos ikastetxes e nas universidades, bem como o acosso da Ertzaintza, que, de acordo com o topatu.info e a gazteiraultza.info, chegou a entrar na Universidade de Gasteiz «à caça» de estudantes. Houve ainda revistas, identificações e ameaças várias, por parte da Polícia. Cerca de 4000 pessoas participaram na manifestação principal do dia. Depois disso, a delegação do Departamento da Educação foi ocupada, mas por pouco tempo.
Em Bilbo, mais de 7000 estudantes participaram na manifestação principal do dia. A certa altura alguns estudantes tentaram ocupar um determinado espaço mas foram impedidos pela Ertzaintza, que carregou e efectuou quatro detenções. A enorme mobilização prosseguiu na Areatza plaza [na foto de cima], com conferências e debates.

Em Laudio (Araba), juntaram-se os estudantes da região de Aiaraldea, que realizaram uma manifestação e um corte de estrada frente à sede do PP. Alguns jovens, bem como jornalistas do aiaraldea.com e do gazteiraultza.info, foram identificados. / Ver: topatu.info, lahaine.org, Berria, naiz.info, ahotsa.info, gazteiraultza.info

Greve geral dos estudantes em Euskal Herria [Topatu] Para não terem de vender o fígado para pagar as propinas e terem um futuro de miséria!
Greve Geral em Iruñerria (Comarca de Pamplona) [Ahotsa]  Milhares de estudantes contra a LOMCE em Iruñea [Ahotsa] FOTOS: greve geral estudantil em EH (topatu, ahotsa, ekinklik e naiz)