quinta-feira, 13 de março de 2014

Asier González, libertado sob fiança, acusa Guarda Civil de interrogatórios ilegais

Detido na terça-feira de madrugada no bairro bilbaíno de Santutxu, Asier González foi hoje presente ao juiz Pablo Ruz, da Audiência Nacional espanhola. O Ministério Público propôs ao magistrado que, para evitar a prisão, Asier tivesse de pagar uma fiança de 50 000 euros, e o juiz aceitou.

Depois de pagar a fiança, Asier foi libertado, por volta das 14h45. Fica sujeito a diversas medidas de coacção, não podendo sair do Estado espanhol e tendo de comparecer perante as autoridades todas as semanas.

O juiz acusa Asier González de colaboração com a ETA - diz ele que uma pen-drive alegadamente da ETA faz referência a uma quinta de Asier - mas este nega qualquer relação com a organização referida.

Ontem, o santutxuarra afirmou à sua advogada de confiança, Jone Goirizelaia, ter sido tratado de forma «correcta» pelos seus «captores». Já em situação «comunicável», foi interrogado pela Benemérita na presença da advogada. Hoje, fez saber que foi submetido a interrogatórios ilegais pelos agentes, antes e depois das declarações efectuadas na presença da advogada.

Asier foi detido anteontem de madrugada pela Guarda Civil no bairro bilbaíno de Santuxu. Nesse dia, ao final da tarde, centenas de pessoas participaram numa manifestação de protesto no bairro. / Ver: naiz.info e Berria