domingo, 30 de março de 2014

Dia 5 de Abril, manifestação de protesto contra a nova Lei do Aborto em Iruñea

O Movimento Feminista de Euskal Herria, juntamente com mais de meia centena de colectivos, convocou uma manifestação para dia 5 de Abril, em Iruñea, com o lema «O nosso corpo, a nossa decisão», na qual irão reafirmar a sua «completa rejeição» do anteprojecto de lei contra «o direito ao aborto».

A convocatória da manifestação foi divulgada numa conferência de imprensa na capital navarra, em que Elena Lakabe e Oihana López, do Movimento Feminista de Euskal Herria, questionaram a política de educação sexual levada a cabo no Estado espanhol e apresentaram vários dados sobre o aborto nos quatro territórios do País Basco Sul.

Entre esses dados, destacaram o facto de 42% dos abortos serem realizados por mulheres imigrantes oriundas dos países do Sul, o que evidencia a dificuldade de acesso a métodos contraceptivos seguros por parte dos «sectores mais fragilizados da sociedade e com mais dificuldades para se mover nos itinerários da assistência sanitária e social».

Sublinharam ainda que 96% dos abortos são realizados em centros privados - 100% no caso de Nafarroa -, o que representa «uma privatização absoluta do serviço, sem que haja qualquer justificação sanitária e muito menos económica para tal».

No próximo dia 5, a manifestação convocada irá defender que o aborto «saia do código penal», seja considerado um direito das mulheres, seja realizado no serviço público e implique o «respeito pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres».
A marcha defenderá o oposto da reforma que o Governo espanhol prepara; será festiva mas veementemente reivindicativa, «afirmando os nossos direitos, desafiando a onda retrógrada de nacional-catolicismo e do Governo do PP», afirmaram.

Conferência de imprensa e declarações de Oihana López (eus) Mais informação e vídeos: ahotsa.info e BorrokaGaraiaDa