sábado, 22 de março de 2014

Os refugiados políticos bascos vão começar a regressar às suas terras

O Colectivo de Refugiados Políticos Bascos compareceu publicamente em Arrangoitze (Lapurdi) para anunciar que, a partir de hoje, um número significativo de refugiados começará a regressar às suas terras. De acordo com os dados a que o naiz.info teve acesso, nos próximos dias e semanas devem voltar para casa cerca de 20% do número total de refugiados, que ronda os 500.

«Existem ainda muitas dificuldades para poder garantir o regresso a casa de todas as pessoas que integram este colectivo, mas decidimos começar a resolver os casos em que tal é possível. Assim, de hoje em diante começaremos a ocupar as ruas dos nossos locais de origem. A partir de hoje, podem ver-nos novamente nas praças das nossas terras», afirma-se na declaração que hoje foi lida, em euskara e francês, no recinto de Le Théâtre de la Nature, em Arrangoitze (Lapurdi, Ipar Euskal Herria / País Basco Norte), na presença de cerca de 80 refugiados e refugiadas.

Na ocasião, afirmou-se que o desejo do Colectivo é acabar com as situações de exílio e denunciar as dificuldades impostas pelos governos espanhol e francês. «Entre todos, devemos ser capazes de construir uma dinâmica sólida e permanente até que o último refugiado regresse a casa. O desenvolvimento do processo de solução passa, inevitavelmente, pelo regresso a casa de todos os presos e refugiados, de todas as presas e refugiadas».

O colectivo informa que, desde que apresentou a sua proposta em Biarritz, em Junho do ano passado, manteve encontros com vários agentes e recebeu um apoio importante. O acto de Arrangoitze tem lugar uma semana depois de um grupo de antigos refugiados ter pedido em Altsasu (Nafarroa) apoio popular para se acabar com o exílio de uma vez por todas. / Ver: naiz.info e kazeta.info

Euskal Iheslari Politikoen Kolektiboaren adierazpena (eus / fra / cas) [Declaração do Colectivo de Refugiados Políticos Bascos]