sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Amnistiaren Eguna em Makea: reivindicações sempre actuais


«É com a nossa luta e apenas com ela que devemos contar para socializar e levar a bom porto a nossa reivindicação», referiram os membros da Comissão Anti-repressão e da associação Ahaideak, organizadores do Amnistiaren Eguna que este domingo tem lugar em Makea (Lapurdi).

«Apesar de muitas tomadas de posição dos eleitos do nosso país, apesar de uma atmosfera por assim dizer de 'alterações' na organização institucional do Estado francês, é 'pouco provável' que as mudanças ocorram no sentido das nossas reivindicações», acrescentaram. Porque a CAR, desde a sua criação - há cerca de trinta anos - e na altura em que os militantes do movimento Iparretarrak «eram o alvo da repressão», manteve-se fiel às suas reivindicações: uma amnistia total e sem condições que passa forçosamente por uma resolução do conflito e a autonomia do País Basco Norte, «marcada não apenas por um reconhecimento geográfico mas também pela atribuição de competências».

A este respeito, os organizadores convidam as pessoas a participar no fórum que a plataforma Autonomia Eraiki organiza nesse dia em Baiona, na IUT.

Este ano, mais uma vez, a jornada começará com um aperitivo, a que se seguirá um almoço. Gilles Simeoni, advogado de Yvan Colonna, irá intervir durante o comício da tarde. Para animar a noite, estarão presentes os grupos Zezena Taldea e Holako. F.O.

Entretanto, em Beskoitze (Lapurdi) vai-se realizar neste sábado uma concentração solidária com os presos políticos bascos. Ajuntamento às 11h00 e almoço solidário às 12h00. Haverá também animação musical.

Notícia completa: Lejpb-EHko kazeta e baiona_askatu