segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Autocarro da Memória e Homenagem aos fuzilados pelo franquismo em Hernani


Organizada pela associação Lau Haizetara Gogoan, no domingo houve uma homenagem aos fuzilados pelo franquismo no cemitério de Hernani (foto de Jon Urbe / Argazki Press). A iniciativa enquadra-se num conjunto de actos e iniciativas que assinalam a passagem do 74.º aniversário dos fuzilamentos fascistas em Gipuzkoa.

Por outro lado, o Autocarro da Memória, associado a Izarren Argia (http://www.izarrenargia.com/), filme no qual se evoca a realidade das mulheres no presídio franquista de Saturraran, iniciou um percurso que visa lembrar e homenagear as vítimas da repressão franquista e da guerra de 1936, entre elas as mulheres de Saturraran, e ir acompanhado a estreia do filme em diversas salas de Hegoalde (País Basco Sul).

Iniciaram o trajecto no sábado em Ondarroa, participaram neste domingo na homenagem aos cerca de 200 fuzilados no município de Hernani e no dia 21 irão evocar as 122 pessoas fuziladas pelos franquistas na zona de Arrasate/Aretxabaleta, colando estrelas com os seus nomes no autocarro. O encontro será às 18h00 em Aretxabaleta, na Durana kalea. Às 19h30, na sala Zaraia, será projectado o documentário Malko Gorriak, que aborda a guerra de 1936 nesta localidade.

Ver: SareAntifaxista 1/ 2 / 3