domingo, 24 de outubro de 2010

Solidariedade com a Udalbiltza, concentrações e «bertsos»

Representantes da esquerda abertzale, do EA, do Aralar, da Alternatiba e do PNV participaram ontem numa concentração em defesa da instituição nacional basca, tendo pedido a absolvição dos arguidos no processo movido contra a Udalbiltza. Na imagem, a concentração que decorreu em Gasteiz. (Raúl Bogajo / Argazki Press)

Para além desta, ontem houve diversas concentrações solidárias com a Udalbiltza e em defesa dos direitos civis e políticos. Com o lema «Plazak bete! Udalbiltza aske!» (Praças cheias! Udalbiltza livre!), juntaram-se 300 pessoas em Bilbo, 200 em Iruñea, outras 300 em Donostia, 250 em Urretxu-Zumarraga (Gipuzkoa), 100 em Pasaia (Gipuzkoa), 58 em Bakio (Bizkaia), 35 em Eibar e 30 em Ordizia (Gipuzkoa).

Hoje, às 18h00, em Arrasate (Gipuzkoa), haverá um Bertso Jaialdia (Festival de Bertsos) em solidariedade com os arguidos no processo contra a Udalbiltza. Participam os bertsolaris Maialen Lujanbio, Amets Arzallus, Jon Maia, Andoni Egaña, Unai Iturriaga, Aitor Mendiluze, Sustrai Kolina e Aitor Sarriegi.

Notícia completa: Gara