terça-feira, 26 de outubro de 2010

Da solidariedade com a Askapena à denúncia da tortura

Em Nabaskoze, exigem a liberdade dos detidos da ASKAPENA
A pequena localidade de Aizpurgi, no município de Nabaskoze, foi o placo, no sábado passado, de uma concentração em que se exigiu a imediata libertação de David Soto e dos restantes detidos na operação policial contra a Askapena. Para além disso, neste município navarro, que conta com cerca de 200 habitantes, foram recolhidas 120 assinaturas em solidariedade com Soto.

Ertzainas manipulam conteúdo de uma faixa em Orereta
Na sequência da operação policial de sexta-feira, em Orereta (Gipuzkoa) foram espalhados muitos cartazes e faixas contra a repressão e denunciando a operação. Uma dessas faixas foi cortada pela Ertzaintza de forma a alterar o sentido do que nela estava escrito: onde estava «Errepresioa ez da bidea» (a repressão não é o caminho) passou a estar «Errepresioa da bidea» (a repressão é o caminho).

Contra a mais recente operação policial, em Baiona
As mobilizações têm-se sucedido por todo o País Basco. A título de exemplo, no sábado, houve uma manifestação em Baiona para denunciar este ataque à juventude basca e exigir a libertação dos detidos.

Recepção a Diego Sanchez e Laura Riera em Beasain
Depois de terem estado presos nove anos, os catalães saíram da prisão há alguns meses e, como mantiveram uma relação especial com Beasain, o gaztetxe da localidade guipuscoana preparou-lhes uma recepção especial, a que se seguiu um almoço.

Acção contra a tortura no local onde Portu e Sarasola foram detidos
No dia em que começou em Donostia o julgamento de quinze guardas civis acusados de torturar os dois lesakarras, decorreram múltiplas iniciativas contra a tortura em diversas localidades, entre as quais Arrasate, mais precisamente no local onde foram detidos (na imagem).

Fonte: Gara 1 / askatu.org 2 / 3 / 4 / 5